quinta-feira, 23 de agosto de 2007

English Premier League

Nos últimos anos, o futebol inglês passou de um campeonato pouco interessante para algo que chama a atenção de todo o mundo. Isso deu-se, principalmente, à compra do Chelsea pelo milionário russo Roman Abramovich, que decidiu investir "alguns" milhões de dólares no seu mais novo time. É verdade que outros times já haviam sido comprados antes, como o West Ham pelo canto Elton John, mas esta tentativa não foi bem sucedida.

Bom, a compra de times ingleses está na moda. Depois de Manchester United (milionário americano Malcom Glazer), Chelsea (Roman Abramovich), Liverpool (milionários americanos Tom Hicks e George Gillets) e West Ham (islandês Eggert Magnusson), o time da vez foi o Manchester City, que foi salvo da falência pelo ex-primeiro ministro tailandês Thaksin Shinawatra, que é acusado de violação de direitos humanos, exploração de trabalho escravo e enriquecimento ilícito. Mas, assim como os russos Roman Abramovich (Chelsea) e Boris Berezovsky (MSI), encontrou um bom asilo na Inglaterra, onde atualmente investe seus milhões no time de Manchester. Outros, como Arsenal, também estão sob a sombra de possíveis compradores, incluindo o todo-poderoso da Fórmula 1 Bernie Ecclestone.

Os gastos em compras neste início de temporada são simplesmente astronômicos, a exemplo do Manchester United, que gastou mais de R$230 milhões para trazer Owen Hardgreaves, Nani, Anderson e Carlos Teves. Manchester City também não poupou para trazer Elano, Javier Garrido, Geovanni, Rolando Bianchi e outros. Liverpool enfiou a mão no bolso e trouxe Ryan Babel, Benayoun, Fernando Torres e outros. Na contra-mão temos o Chelsea que não gastou uma libra para trazer Pizarro e Alex, gastando apenas para trazer o francês Malouda. Já o Arsenal parece que é o único dos grandes que não buscou grandes nomes, ao contrário viu sair Henry, Ljungberg e Reyes.

Apesar do Manchester City atualmente estar na liderança isolada, acredito que não deva concorrer ao título. Os dois primeiros jogos foram contra o West Ham e o fraco Derby County, enquanto que Chelsea e Liverpool se enfrentaram e o Arsenal está com um jogo a menos. Já o Manchester United que, após vencer o Community Shield (com direito a três penaltis defendidos) vinha como favorito, tem desanimado seus torcedores por não ganho nenhum jogo ainda.

Leve destaque para o time do Sunderland, que na temporada passada estava na última posição da segunda divisão (The Championship) e acabou contratando o ex-meiocampista Roy Keane como técnico. Com ele, o Sunderland conseguiu recuperar-se e foi promovido à primeira divisão.

Nenhum comentário: