quinta-feira, 23 de agosto de 2007

A seleção de Dunga, e de todos nós

Eu não gosto daquilo que o Dunga tem montado na seleção. Nada contra a pessoa Dunga, mas ainda consigo ver que o time ali montado tem estranhos espaços.

Mas também, depois de me amargurar ouvindo os comentários bem fracos do famoso Galvão Bueno, comecei a ver a seleção de uma outra forma.

Enquanto temos uma população decepcionada com o apresentado na Copa-06, temos também muitos ainda querendo que a seleção atual seja igual à aquela apresentada ano passado. E a isto incluem-se o famoso supracitado.

A partir de tais análises, prós e contras, começo a ver a seleção amarelinha de uma forma diferente. Dunga remontou um meio-de-campo que estava cansado e imóvel, restaurou as laterais e até deu mais segurança defensiva para o time. Mas é retranqueiro.

As soluções para este time, recheado de craques (frase clichê para a seleção mais badalada do planeta), são muitas. Dunga poderia, sem (des)convocar ninguém, fazer um time extremamente ofensivo e rápido. Monte a zaga da forma como foi (Alex Silva e Naldo - Este segundo podendo ser substituído pelo ótimo Juan), adicione ali o Alex, coloque o Josué como primeiro volante, desarmando e mordendo o jogo todo e deixe a primeira proteção para Mineiro e Gilberto Silva (este segundo com a excelente habilidade de sair jogando e chutando de fora da área). Com a muralha posta, é só deixar que Daniel Alves e Kléber infernizem as laterais adversárias, forçando o adversário a sair jogando com mais cautela (pois, além de excelentes apoiadores, ambos os laterais tem um bom poder de primeira marcação e terão, logo atrás, volantes para os segurar). O cérebro do time, como não poderia deixar de ser, fica a cargo de Kaká, no meio, de frente pro gol, armando, partindo pra cima. E, se a coisa apertar, é só escolher um dos lados: Ronaldinho Gaúcho ou Robinho. Difícil, não?

Mas, como todo bom brasileiro, eu quero dar meu pitaco também. Se a seleção pudesse ser escalada por minha humilde pessoa, teríamos: Rogério Ceni; Alex Silva, Alex e Juan; Daniel Alves, Josué, Gilberto Silva, Kaká, Anderson e Kleber; Robinho e Vágner Love.

O Ronaldinho não iria pois não dá mais pra aguentar a babação de ovo em cima dele. Ao menos não enquanto ele estiver apresentando o futebol que tem apresentado.

Nenhum comentário: